Como Fazer a Redação do Enem

Muitas pessoas acham que a parte mais complicada dos vestibulares e concursos públicos são as temidas redações. Para dizer a verdade considero a redação a parte mais fácil, pois ela é criativa dependendo somente que você escreve algo dentro do tema abordado, diferentemente das perguntas de múltipla escolha, não é possível ter resposta errada desde que você se mantenha dentro do tema e escreva com um português claro.

O problema é que quando as pessoas vão realizar a prova do Enem ou algum outro vestibular vão sem treinar e estarem familiarizadas com os tipos possíveis de uma redação e isso, no momento que ela é cobrada um tipo específico, podem gerar dúvidas que acabam reprovando o candidato.

Como Fazer a Redação do Enem

Redação do Enem

De forma simples digo que a melhor forma de começar a estudar para se preparar para o Enem é entendendo o que é uma dissertação, pois sem sombras de dúvidas essa é a forma que a maioria dos candidatos escolhe para realizar sua redação.

Basicamente uma dissertação e a organização de palavras, frases e textos para passar uma ideia. Toda dissertação conta com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução você deve introduzir o tema a ser abordado (sério?!!) porém essa introdução deve ser feita de maneira clara e é nesse momento que sua tese ou ideia deve ser apresentada para ser discutida no decorrer do texto.

O desenvolvimento abrange praticamente todo o corpo de sua redação nele você apresenta seu ponto de vista, conceitos e informações que deseja discutir.

A conclusão basicamente e um resumo de tudo que foi dito onde você deixa claro o que quis dizer com seu texto. Basicamente aqui você afirma o que discutiu durante seu texto.

Conhecendo o que é uma dissertação você automaticamente está praticamente pronto para um vestibular, porém algumas outras dicas são importantes para tornar você um escritor de qualidade.

Para fazer a redação do Enem de forma a atingir a máxima qualidade é indispensável que você leia com atenção o enunciado e depois pensa sobre ele, NUNCA inicie sua redação antes de ter em mente tudo esclarecido sobre o tema proposto, pois isso vai lhe fazer se perder no desenvolvimento.

Não fique com preguiça de ler o texto de apoio, pois ele esta lá com um objetivo fazer você entender melhor o assunto abordado. Geralmente você não conhece nada do tema proposto, porém com texto de apoio você esta apto a escrever sobre o tema.

Rascunhe o seu texto. É importante que antes de escrever a sua redação rascunhe de forma básica como será o seu texto e depois leia cada parta com atenção, pois é aqui que muito será alterado e melhorado.

Seguindo essas dicas e treinando muito em sua casa tenho certeza que você se sairá muito bem.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:, , ,

Por: Renato Tavares
Postado em: Dicas
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro