Como Funciona o Afastamento pelo INSS

Infelizmente depender do governo para alguma coisa, sempre é sinônimo de dor de cabeça, principalmente quando isso é relacionado com o INSS que é conhecido por sua lentidão e burocracia no atendimento. Por isso saber como funciona o afastamento pelo INSS pode lhe poupar uma viagem perdida.

Primeiro você deve entender que o afastamento pelo INSS é um DIREITO do trabalhador com CLT. Quando um trabalhador sofre um acidente que o impossibilita de trabalhar ou passa por algum tipo de problema de saúde que o impeça de realizar suas atividades normais o governo oferece um afastamento remunerado do trabalho para que ele possa sustentar a sua família.

Como Funciona o Afastamento pelo INSS

Entenda como solicitar o afastamento pelo INSS

Infelizmente é comum tentativas de fraudes nesse processo, por isso o INSS é rigoroso na hora de oferecer conceder o beneficio. Essa rigorosidade acaba tornando o processo longo e burocrático. Você só vai conseguir o benefício se um profissional médico a serviço do INSS relatar que você realmente está impossibilitado de trabalhar, sem falar que existem muitos casos de pessoas realmente doentes que não conseguem o benefício, pois não foram seguidos os procedimentos corretos.

Afastamento pelo INSS

Para o trabalhador solicitar o afastamento pelo INSS em caso de doença ele precisa ter contribuído por no mínimo 12 meses ao INSS. Já para acidentes de trabalho não existe uma carência mínima para começar a receber o benefício. Se for o caso de uma aposentadoria por invalidez o trabalhado precisa ser avaliado por especialistas do INSS para julgar se esse é realmente o caso.

Além de tudo isso é necessário que o trabalhador passe por uma avaliação médica de dois em dois anos para verificar as condições gerais do beneficiário. Caso não compareça o trabalhador corre o risco de perder o benefício.

Para solicitar o benefício o trabalhador precisa ir a um posto do INSS com sua carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e um laudo médico que comprove o problema.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:,

Por: Renato Tavares
Postado em: Emprego
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro