Dica para Criar Senha Segura

Quando você estuda informática por tempo tão longo quanto eu, notará que estamos cada vez mais a mercê de nossas senhas. Confiamos muito em nossa combinação de números a ponto de confiar dados importantes, como números de cartões de créditos e outras informações sensíveis ao público. Por isso hoje vamos falar como criar senha segura.

Cada vez mais ações de criminosos deixam clara a sociedade, que guardar nossos dados protegidos por um conjunto de combinações numéricas é inseguro. Essa insegurança não se diz respeito os algoritmos de criptografia e sim da forma como o usuário cria suas combinações.

Dica para Criar uma Senha Segura

Se deseja proteger os seus dados pessoais uma senha forte é indispensável.

Estudos recentes revelam que a maioria esmagadora dos usuários continua adotando senhas ridículas como o 123456 ou qualquer outra presente na lista abaixo.

Senhas comuns

É importante que fique claro que a sua senha é a única segurança entre manter seus dados guardados e acessíveis somente por você ou expô-los ao mundo onde todos podem fazer uso deles.   Criar uma senha segura deve ser uma tarefa primordial na hora de se cadastrar em um site, pois caso venha a escolher uma combinação comum ela será facilmente inseguro.

Dicas para criar uma senha

Criar uma senha é viver no limite, disso isso, pois para você a senha deve fazer sentido e ser fácil de memorizar, porém para outras pessoas a senha deve ser complicada e impossível de entender. Tendo isso em mente as pessoas acreditam que ao utilizarem nome de membros da família, nome do time de futebol, data de aniversario, números de telefones ou teclas próximas estejam seguras. Isso é um erro, pois essas serão a primeira tentativa de um atacante.

Uma senha deve ser única e utilizada somente para um serviço, nunca utilize a mesma senha para redes sociais, e-mails e conta bancária. Você sempre deve combinar letras minúsculas, letras maiúsculas, números e caracteres especiais. Pois assim será difícil a uma atacante descobrir a sua senha.

Imagine um cenário onde um atacante quer descobrir a sua senha, ele utiliza algum programa que testa todas as combinações de senhas ate encontrar a que você utilizou. Caso sua senha seja 123456 ele vai levar a bagatela de 1 minuto para encontrar a combinação de números utilizada por você.

Não acredita? Entre no site http://lastbit.com/pswcalc.asp e faça o teste você mesmo. Agora se você utilizar uma senha de qualidade contendo no mínimo 8 caracteres combinando algarismos, letras e caracteres especiais um atacante utilizando a mesma técnica vai gastar cerca de 58 anos para encontrar a sua senha. Muito melhor né?

Gerador de Senhas seguras

Existem na internet inúmeros geradores de senhas, porém gosto de utilizar o http://strongpasswordgenerator.com/, pois ele me permite uma personalização maior das variáveis ao criar uma senha.

É sempre importante que você ao gerar uma senha utilize uma quantidade significativa de caracteres e ainda marque a opção de pontuação, pois assim i site vai gerar uma senha de qualidade, como a mostrada abaixo.

6(@2’%12)1M6’kZ

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:, ,

Por: Renato Tavares
Postado em: Dicas
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro