Dicas para Aprender Tocar Violão em Casa

Em toda confraternização de amigos a pessoa que mais faz sucesso é o que toca violão. Tocar um instrumento musical não só melhorar vários aspectos relativos à sua coordenação motora e capacidade cognitiva, como também melhora sua relação social, pois você passar possuir um diferencial dos demais e começa ser um atrativo em festas e eventos. Por isso separei algumas dicas indispensáveis para quem deseja aprender tocar violão em casa, assim como informações que vão lhe ajudar no processo autodidata.

O primeiro problema de muitos ao tentar aprender tocar violão é a falta de tempo ou dinheiro para pagar cursos ou comprar livros relacionados. Isso é uma desculpa barata, vivemos na era da informação, qualquer assunto ou tutorial esta disponível a apenas alguns cliques de você. Existem milhares de pessoas disposta a ajudar qualquer um com interesse, basta procurar em fóruns e tutoriais no YouTube. Em relação ao tempo, o processo autodidata funciona perfeitamente nestes casos, como você aprenderá sozinho, é simples alocar um tempo em sua agenda.

Porém tudo isso para começar de forma correta e proveitosa é necessário seguir algumas dicas. Listei as principais logo abaixo.

O passo mais importante é quanto à escolha de seu instrumento, quem está começando a tocar violão se assusta com a quantidade de opções no mercado. A dica é escolher o instrumento que melhor se encaixa em seu biótipo, muitos não sabem, mas nem todos os violões são iguais, cada um possui um tamanho diferente e características únicas, pois precisam encaixar no corpo de quem está tocando.

Iniciantes devem optar sempre por versões baratas e de preferência com cordas baixar e de nylon. A largura do braço do violão também deve ser levada em conta, pois isso facilita o aluno a realizar os acordes.

Segundo passo depois de escolhido um instrumento que facilita a sua postura, é escolher uma postura confortável para tocar. Encontrar a melhor forma de segurar o violão e também de se sentar com ele, é fundamental para que você avance em seus estudos. É comum a escolha errada de postura obrigar os alunos a abandonar os estudos com poucos minutos de aula.

Sentar-se de forma errada faz com que você se canse rapidamente além de dificultar a realização de diversos acordes. O objetivo de uma boa postura é permitir que você tenha total liberdade para movimentar a mão em toda extensão do braço do violão.

Terceiro passo é a afinação se seu instrumento. Como você é iniciante possivelmente não faz ideia de como afinar seu violão, por isso na hora de comprar o instrumento é importante comprar juntamente um afinador. Aprender tocar violão leva tempo e com isso é inevitável que seu instrumento fique desafinado. Por isso a importância de sempre antes de começar a treinar realizar a afinação.

Quarto passo é um dos amis importantes, é nele que você aprende a ler as tablaturas, com isso intende as dicas de muitos professores na internet. Geralmente as pessoas oferecem cursos online totalmente grátis, porém esquece de ensinar o básico, como ler as tablaturas, o que dificulta a vida de seus alunos.

Em uma tablatura cada acorde recebe um nome de uma letra, A (lá), B(si), C(dó), D(ré), E(mi), F(fá) e G(sol) isso padroniza a forma de se referir a cada acode. A figura abaixo contém uma imagem com os principais acordes e seus significados.

Aprender Tocar Violão em Casa

Última dica para que você fique mestre no violão é a prática, não existe forma de melhorar a sua técnica sem uma prática regular e um estudo teórico do funcionamento do instrumento. Leia diversos artigos como esse sobre dicas e formas de melhorar sua técnica, pois só assim você aprenderá de forma efetiva a tocar violão em casa sem a necessidade de um professor lhe instruindo.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:, , ,

Por: Renato Tavares
Postado em: Dicas
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro