O Que é Bruxismo

Muitas pessoas sofrem de uma desordem funcional que consiste em um ranger ou apertar dos dentes durante o sono, essa desordem é conhecida como Bruxismo e se não tratada pode levar ao desgaste dos dentes ou até mesmo a problemas ósseos. Nesse artigo você vai aprender o que é bruxismo e seus sintomas e o seu tratamento.

Primeiro é preciso entender o que é o bruxismo, como dito ele é uma desordem funcional que pode ser desencadeada por vários motivos entre eles fatores genéticos, estresse, tensão e ansiedade. Nos casos graves de bruxismo o paciente pode sofrer de um amolecimento dos dentes além de problemas na gengiva e articulação da mandíbula.

Homem com dor de dente e bruxismo

Sintomas e Diagnóstico do bruxismo

Obviamente o sintoma mais visível é o desgaste ou amolecimento dos dentes, porém existem outros fatores que podem ajudar você a identificar alguns casos de bruxismo. Alguns pacientes relatam dores de cabeças devido à necrose dos vasos, nervo e polpa dentária. Além da dor de cabeça é comum zumbido no ouvido, dor no pescoço, dor na mandíbula ou nos músculos da face e estalos ao mastigar ou abrir a boca. Se você apresenta alguns desses sintomas é importante procurar um médico e verificar se você não sobre do problema.

O diagnóstico do bruxismo é complicado, pois a menos que os sintomas estejam bastante avançados o paciente raramente notará o problema. Geralmente o problema chega ao conhecimento do paciente quando alguém o observa dormindo por algum tempo e nota o ranger dos dentes.

Outra forma de detectar a doença é através do exame chamado polissonografia que consistem em monitorar o sono do paciente e assim verificar os distúrbios de sono mais comuns.

Tratamento bruxismo

Não existe uma cura para o bruxismo. Geralmente é utilizado medicamentos contra ansiedade que ajudam no controle do problema mantendo assim a ansiedade e o estresse sobre controle. Vale lembrar que isso não cura o problema só o mantem sobre controle.

Para evitar o desgaste dos dentes é necessário utilizar placas interoclusais flexíveis de silicone que evitam o contato entre os dentes minimizando e muito os problemas da doença. Essas placas são moldadas no formato de sua boca o que facilita a adaptação.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:

Por: Renato Tavares
Postado em: Saúde
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro