Suspensão da Carteira de Motorista

Tirar a carteira de motorista já não é tarefa fácil, imagina depois de tudo pronto você perdê-la? Esse é um risco que muitos correm, por isso o objetivo desse artigo é levar informação aos leitores sobre a suspensão da carteira de motorista (CNH) e assim evitar, que por desconhecimento, você venha a perder a sua.

O sistema de pontuação da CNH veio para facilitar tanto a vida dos motoristas quanto a vida dos órgãos de fiscalização, pois estes agora contam com um banco de dados e um sistema de regras para suspender a carteira de motorista de infratores recorrentes. Porém muitos desconhecem que é possível perder a carteira de habilitação com apenas uma infração. Alguns tipos de infrações como dirigir embriagado ou em velocidade superior a 50% a da via, podem fazer com que você perca a sua carteira de imediato.

Outro fator que promove o alto índice de cassação de carteiras de motorista é o fato de que muitos acreditam, erroneamente, que nunca cometerão um número alto de infrações para ultrapassar os 20 pontos em 12 meses. Como citei, se você for pego dirigindo alcoolizado ou 50% acima do limite de velocidade da via você já corre esse risco.

Suspensão da Carteira de Motorista

Cuidado com a sua CNH

Para ficar claro o problema vamos fazer uma conta básica, começando com o problema de dirigir alcoolizado. No geral você já é considerado tecnicamente e legalmente bêbado com 0,6 grama de álcool por litro de sangue, isso equivale a 3 latinhas de cerveja apenas. Se beber APENAS 3 latinhas de cerveja e for pego em uma parada policial, você corre o risco de perder a sua habilitação. Agora a punição por excesso de velocidade, imagine que você está em uma via coletora, onde o limite de velocidade é de 40Km/h todo bom motorista deve saber, e é flagrado a 65Km/h, neste suposto cenário você já estaria 50% acima do limite de velocidade. Com apenas 65Km/h você já correria o risco de perder a sua carteira.

Mas para a alegria dos condutores infratores, a falta de fiscalização contribui para que esse tipo de punição seja pouco aplicada. Apesar de um alto índice de suspensão de CNHs no Brasil esse número poderia ser ainda maior caso existisse uma fiscalização rigorosa.

Lembre-se que motoristas que tiverem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, podem ficar proibidos de dirigir por um tempo estipulado, que vai de um mês até um ano. Além disso, o motorista infrator deve passar por um curso de reciclagem para condutor infrator, que é de 30 horas/aula.

Mantenha-se sempre alerta e dentro da legislação de trânsito para evitar enfrentar esse tipo de situação.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:,

Por: Renato Tavares
Postado em: Dicas
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro