Técnicas de Vendas com a PNL

Quem trabalha com vendas já deve conhecer bem o que é a PNL (Programação Neurolinguística), e já deve aplicar os conceitos em sua carreira. Muitos leigos não sabem, mas os vendedores de sucesso são verdadeiros mestres em PNL, eles são capazes de usar a palavras (linguística) para tingir a sua mente (neuro) e produzir uma ação que ele deseja, e muitas vezes você nem se da conta disso (programação). Nesse artigo vou falar sobre a Programação Neurolinguística e como as pessoas podem usar as técnicas difundidas por ela para atingir seus objetivos na área de vendas.

Técnicas de Vendas com a PNL

O conceito não é novo, surgiu nos anos 70 através dos estudos de John Grinder e Richard Bandler, porém somente agora ela começou a ser difundida ao público leigo, a facilidade em acessar informações, é um dos principais fatores da popularização  das técnicas. Vale lembrar que as técnicas não se restringem a área de vendas, podem ser aplicadas em setores como:

  • Comunicação;
  • Gestão;
  • Terapia;
  • Treinamento;
  • Educação;
  • Vendas.

Não existe receita mágica quando o assunto é PNL, o segredo de se vender bem é utilizar as técnicas para identificar o perfil do seu cliente antes mesmo que ele fale para você sobre os interesses que possui. Isso vai ajudar você a direcionar o seu discurso de venda, e assim obter sucesso na negociação. Para ter uma ideia do poder da PNL, vamos falar sobre os três principais tipos de clientes que um vendedor pode encontrar.

Cliente visual – Para identificar esse tipo de cliente é fácil, ele geralmente anda sempre bem vestido, nunca está suado e sempre possui um cuidado ímpar com a aparência. O segredo para fechar uma venda com esse tipo de cliente é utilizar palavras visuais, por exemplo, durante uma conversa no telefone você pode dizer – “Estou indo até ai para você VER o produto”. Na presença de um cliente do tipo visual o segredo é fazer desenhos com as mãos, usar as palavras OLHE, VEJA, OBSERVE. Isso vai criar uma confiança entre o cliente e você, facilitando a venda.

Cliente auditivo – Esse tipo de pessoa não se preocupa com a aparência e pode ser encontrada suada e desarrumada, porém são identificados por sempre se distraírem com barulhos, repetirem o que acabam de escutar e falam consigo mesma sempre que pensam em algo. Para vender um produto para esse tipo de cliente você precisa descrever as ideias e projetos, eles gostam de ouvir como as coisas estão.

Clientes sinestésicos – Esse terceiro tipo de cliente é a maioria esmagadora do mercado, cerca de 60% das pessoas. Esse tipo gosta de ser tocado, cumprimentado e bem atendido. Ele adora sentir o produto, pegar e tocar. A melhor forma de fechar uma venda e fazer com que ele sinta o produto fisicamente assim ele gere um sentimento de apego à mercadoria e possivelmente feche a compra.

Como você observou anteriormente, a PNL ajuda os vendedores a conhecer o cliente muito antes de uma real relação entre vendedor e comprador. A pessoa acaba se sentindo cometida a comprar graças a jogadas do vendedor que conhece a Programação Neurolinguística.

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Tags:, ,

Por: Renato Tavares
Postado em: Emprego
Nenhum Comentário
nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro