Trojans: saiba tudo sobre eles

Nota: caso você seja um script kid em busca do melhor torjan para download não vai encontrar o que busca nesta página aqui só irei mostrar o que é e como remover os trojans disponíveis na internet!

De onde vem a palavra trojan?

O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse recebeu este nome devido à história da guerra de Tróia e que culminou com a destruição desta. O cavalo de Tróia, um grande cavalo de madeira, fora supostamente oferecido como um pedido de paz por parte dos gregos. Sendo um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade.

Durante a noite, quando todos dormiam, este revelou-se uma armadilha e os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército entrasse e queimasse a cidade.

Do mesmo modo, os ‘trojan horses’, modernos cavalos de Tróia, são programas de computador que aparentam ser software útil, mas na realidade comprometem a segurança do utilizador e causam muitos danos.

Como eu baixo um trojan para minha máquina?

Os trojans se propagam normalmente quando o utilizador abre e executa inadvertidamente um programa que vinha por email ou fonte não confiável. Podem também estar incluídos em software disponíveis para utilização gratuita, por isso só deve instalar em sua máquina softwares que venham de fontes que você confia!

Como proteger meu computador de trojans?

Uma medida de segurança simples, porém eficaz é tomar cuidado com arquivos executáveis vindos de terceiros. O ideal seria utilizá-los somente quando se tem certeza de sua procedência, para evitar incômodos futuros.

Nunca abra nada que esteja anexado a uma mensagem de correio eletrônico, a não ser que estivesse à espera do ficheiro anexo e que conheça o conteúdo exato desse ficheiro.

Como posso saber se tenho Trojan?

Quando abre e executa um programa infectado, poderá não notar que sua máquina foi infectada, mas algumas características podem denunciar a situação. O seu computador pode tornar-se mais lento, parar de reagir, ou desligar-se e reiniciar constantemente. Por vezes, um vírus ataca os ficheiros de que necessita para iniciar o computador. Neste caso, depois de reiniciar o computador ele não conseguirá carregar os arquivos necessários para o bom funcionamento e não conseguira ligar.

Todos estes sintomas são sinais típicos de um computador infectado embora possam também ser provocados por problemas de equipamento, ou software, não relacionados com vírus.

A solução completa

Mesmo tomando todas as medidas para evitar que sua máquina seja alvo de programas mal intencionados não adianta tomar medidas preventivas se não possuir um ótimo antivírus! Mas como escolher um antivírus que me de uma proteção eficiente sem tornar meu computador uma carroça? Essa pergunta só pode ser respondida com teste veja um exemplo de um teste realizado pela equipe do Baixaki:

Configuração da máquina de teste
Pentium IV 3.0 Ghz
512MB RAM
Windows XP SP3

Você pode usar esses gráficos como comparativo e assim tirar a melhor conclusão de qual antivírus é melhor para sua máquina!

Digite seu e-mail abaixo e receba as novidades nele. É Grátis

Já sã o mais de 129.859 mil assinantes!



Por: Renato Tavares
Postado em: Bombando
3 Comentários
3 comentários
  1. 1 gabrielem 17/8/2010 às 18:36

    obrigado ajudo bastante

  2. 2 claudioem 7/9/2010 às 21:10

    Ajudou muito

    mas queria um anti keylogger, vc poderia me endicar um ?

  3. 3 manoelem 31/1/2011 às 19:30

    Dicas muito uteis, parabens!! continuem sempre orientando de forma educativa e profissional.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro